Seus cases de insucesso

CF_PersonalMuitos blogs, livros e artigos descrevem maneiras para alcançar ótimos resultados, melhores desempenhos e grandes realizações. Todos ensinam o que fazer para tudo dar certo, para que o caminho do sucesso seja descoberto e o pote de ouro com a recompensa possa encontrada no final do arco-íris. O interessante é que ninguém ensina como lidar com o insucesso ou nem como identificar o que é o insucesso.

Acaba sendo muito interessante quando nos perguntam sobre os casos de insucesso que tivemos em nossas carreiras profissionais. Isto é bem mais comum quando participamos de entrevistas de emprego, onde você deve contar um caso de sucesso e alguns reveses. Como podemos considerar o que é insucesso?

Acredito que o insucesso é tudo aquilo que ocorre e que nos faz alcançar resultados diferentes daqueles que foram planejados. Ok, alguns destes resultados podem ser até melhores do que havíamos previsto, mesmo assim ainda seriam considerados como insucesso, simplesmente porque você nem imaginava que poderia realizar daquela forma (caso soubesse, teria planejado sempre o melhor, certo?).

Não é possível prever os casos de insucesso. Muita gente acha que é insucesso quando dá tudo errado, mas tudo mesmo (aí eu chamo de fracasso – assunto para outro post). Outros pensam que está associado ao pessimismo corporativo generalizado, onde a máxima “tudo que puder dar errado, vai” – acaba sendo validada cada vez mais.

Você deve usar seus casos de insucesso do passado como base de conhecimento para seus casos no futuro. Aproveite e identifique eventuais planejamentos que foram bem conservadores no passado e catalise sua energia para planos mais arrojados. Supere-se.

Podemos aprender com as lições boas e as lições ruins.

Pense nisto.

Sobre BIZZETTO, Marco Aurelio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas, em suas competências e principalmente suas diferenças. É administrador de empresas, especialista em Psicologia Oganizacional e MBA em Gestão de Projetos pela POLI-USP. Professional e Executive Coach pela SBC.
Esta entrada foi publicada em CF Carreira, CF Life, CF Melhoria Contínua, CF Pessoal. ligação permanente.