Respondabilidade – O poder está em suas mãos

CF_PersonalSomos mestres em inventar desculpas por não termos feito o que combinamos. Temos mais desculpas na ponta da língua do que soluções para os pequenos problemas do dia-a-dia.

Deixamos de responder a emails ou a telefonemas porque estamos muito ocupados fazendo outras coisas nada produtivas.

Sempre postergamos nossas entregas e deixamos para a hora possível para fazer aquilo que levaria menos de 20 minutos se fosse feito agora. Não conseguimos levar a sério a prioridade do outro. Cada um na sua.

Muitas vezes assumimos responsabilidades para entregas relacionadas a prazos que não conseguimos cumprir, mas não contamos pra ninguém. Fica mais fácil pedir desculpa pelo atraso depois. Afinal, como disse um primo meu, D+1 no Brasil ainda é considerado dentro do prazo.

O mais engraçado é que constantemente (até inconscientemente) tentamos transferir para os outros as responsabilidades sobre nossas ações – tanto pelas realizadas quanto pelas não realizadas. Nunca faltam justificativas para nossas falhas, pode ser o trânsito, o trem, a falta de tempo, as não oportunidades, as faltas de espaço, a urgência e priorização dos solicitantes, as diversas carências, as opções inexistentes, o dinheiro que nunca veio ou até aquela resposta que ficamos esperando de alguém…

Aí que mora o problema. Sabemos as desculpas, mas deixamos de responder às necessidades que nos trazem.

Respondabilidade é ter o poder de dar as respostas para os outros com responsabilidade e no tempo que a solicitação precisa ser entregue, sem desculpas. É claro que não estamos aqui falando de coisas absurdas, como por exemplo conseguir que fazer um bebê com 9 mulheres em apenas um mês. Mas sim, de responder em tempo de atender às solicitações negociadas com nossos solicitantes no prazo que foram negociadas.

Pediu 3 dias pra fazer? Faça em 3. Não adianta entregar em 4 ou 5 dias. Já passou o prazo combinado e o cliente não estará satisfeito. Qual o risco? Do próprio cliente fazer o trabalho por si e ambos perderem tempo.

Quantas vezes isto já não aconteceu com você? Pedir algo para alguém e você mesmo ter que fazer porque não foi atendido no prazo adequado ou na qualidade esperada? Então, isto acontece com certa frequência pelo mundo afora, especialmente com você e seus clientes/fornecedores.

Respondabilidade é entregar com a qualidade esperada pelo cliente ou até superada.

E não é só entregar com qualidade. É entregar de maneira a não ser questionado sobre o número ou o resultado que foi apresentado. É não precisar ter alguém para conferir aquilo que você gastou seu precioso tempo para fazer. É não ter relatórios de conciliação para garantir que você viu tudo e tem a certeza de que a coisa está certa.

Respondabilidade é dar a resposta certa na primeira vez. É ter a certeza de que todas as variáveis foram analisadas e nunca mais precisaremos voltar neste mesmo assunto. Eu particularmente acho muito chato quando alguém volta com um assunto depois que já passou o enterro e a missa de 7 dia. Tarde demais.

 

Somos brilhantes em arrumar desculpas, mas não usamos a mesma capacidade de inventar as desculpas para buscar soluções, pensar nas alternativas e garantir os resultados.

 

Pense nisto.

Sobre BIZZETTO, Marco Aurelio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas, em suas competências e principalmente suas diferenças. É administrador de empresas, especialista em Psicologia Oganizacional e MBA em Gestão de Projetos pela POLI-USP. Professional e Executive Coach pela SBC.
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