Passado, presente e futuro na mudança de emprego

Quer mudar de emprego? Prepare-se para uma viagem interna que revisitará o passado, analisará o presente e traçará seu futuro profissional.

coaching_futuro_CARREER

Mudar de emprego é apenas o meio, um artifício, um caminho a se tomar ao encontro de um objetivo que deseja. Mudar de emprego pode fazer parte do Plano de sua carreira, os degraus que deverá subir, ou até mesmo, descer para depois subir novamente.

Mudar de emprego pode ser uma decisão dolorosa, mas muitas vezes necessária para recuperação da autoestima, de sua dignidade, de seus valores, de sua afirmação pessoal. Pode significar crescimento, instigar a zona de conforto, criar e aceitar novos desafios.

“Às vezes o que é bom tem que acabar, para o melhor começar…”

Mudar de emprego pode ter várias razões, só não pode ser em vão, tem que ter um propósito caso contrário será mais um passo ao desconhecido.

“Se não sabe onde está, não saberá para onde ir….”

Quer mudar de emprego? Se prepare para uma viagem interna que revisitará o passado, analisará o presente e traçará seu futuro profissional.

1) Revisitando o passado: Olhe para seu curriculum, revisite cada empresa por onde passou, as atividades que desenvolveu, os erros cometidos e os aprendizados adquiridos. Relembre o que o motivou ficar em determinada empresa, fazer determinados cursos. Lembre-se do contexto em que vivia, resgate o propósito que ali existia. Esse exercício fará com que saiba claramente o que se tornou e do que é capaz. Se a experiência for negativa e a trajetória não foi válida, é tempo de refletir, de mudar. Lembre-se a cada momento fazemos escolhas e a cada dia surge uma oportunidade de fazer tudo diferente.

2) Analise o presente: Saia da zona de conforto. Coloque-se no mercado, sinta e veja as demandas do momento. Enumere suas competências e habilidades que têm e que precisará adquirir para enfrentar o mercado atual. Esteja convicto do que é capaz.
Repagine seu curriculum, ele é seu cartão de visita, atualize-se, renove-se. Leia, estude, estude e estude. O aprendizado nunca acaba. Participe de congressos, workshops, cursos. Isso lhe ajudará a atualizar-se e criar sua rede de contatos (network). Analise seu contexto atual e que pontos deseja mudar em seu perfil profissional. Liste as situações que se predispõe a passar para alcançar seus objetivos. Conheça seus limites. Analise seu ambiente interno e externo, conheça suas forças e fraquezas. Análise suas finanças para ter conhecimento dos riscos que poderá assumir ao decidir pela mudança.

3) Trace seu futuro profissional: Liste as empresas que deseja trabalhar, pesquise sobre elas análise os pontos que te movem (benefícios, salário, plano de carreira, localização, vivência internacional, ambiente, qualidade de vida, etc.). Liste o que é importante para você, de acordo com sua missão e valores. Pontue cada item. Tenha a visão do futuro que deseja a curto, médio e longo prazo. Trace uma rota de como chegar a essas empresas, reative seus contatos, entre na rede (Internet), analise o mercado e como essas empresas se posicionam atualmente. Verifique os valores das empresas que selecionou, nem tudo é remuneração, é preciso mais.

A pirâmide de Maslow já se ampliou além das necessidades básicas da sobrevivência. Precisamos, ser recompensados, reconhecidos, envolvidos. Queremos fazer parte das decisões, queremos ter liberdade de pensar e agir, é preciso agregar valor. É preciso acreditar, ter atitude e agir!

Arrisque-se nessa viagem, não tenha medo. Se decidir por não mudar de emprego, será um ótimo exercício para rever sua posição dentro da organização.

A questão não é mudar ou não mudar de emprego, é saber exatamente onde se quer chegar.


Elen Regina Duarte

 

Pense nisto e mude seu destino

CCC – Curta! Comente! Compartilhe!

Sobre Elen Regina Duarte

Elen Regina Duarte é consultora de negócios em TI, com experiência em projetos nas áreas de controladoria, planejamento estratégico e contabilidade. Formada em Administração de Empresas, atualmente cursa MBA em Gestão Estratégica de TI na Fundação Getúlio Vargas.
Esta entrada foi publicada em CF Carreira, CF Life, CF Pessoal. ligação permanente.