Não Perca a Chance

coaching_futuro_LIFEPerdemos as chances por achar que conseguiremos fazer alguma coisa diferente em um segundo momento. William Shakespeare (1564 – 1616) disse uma frase bem interessante: “É comum perder-se o bom por querer o melhor.” Sempre achamos que teremos uma segunda chance. As segundas-chances certamente não terão o mesmo impacto da primeira vez.

Quantas chances você perdeu na vida até agora?

Você não pode perder a chance de apresentar um trabalho ótimo (vais gastar o mesmo tempo para fazer um trabalho medíocre) e nem perder a chance de criar uma primeira boa impressão (geralmente não conseguimos ter uma segunda primeira impressão).

Não deveria perder a chance de aceitar um desafio profissional por achar que não está preparado (se alguém lhe convidou, é porque deve pensar diferente), nem deixar passar algum problema sem solução só porque não é de sua responsabilidade.

Não poderia perder a chance de falar algo com propriedade por não ter tido a chance de aprender um pouco mais sobre o assunto. Aliás, não deveria perder a chance de conhecer sempre um pouco a mais sobre qualquer tipo de assunto.

Não pode perder a chance de dizer o que você pensa, sobre uma situação ou sobre alguém, mas se o fizer, faça com parcimônia. Não deveria perder a chance de expressar seus sentimentos para o mundo, porque quando você estiver morrendo esta é uma das coisas que você – com certeza – vai fazer e vai fazer chorando.

Não poderia perder a chance de dizer “Eu te amo!” para alguém só porque você brigou por um motivo banal, nem de assumir que errou mas vai fazer tudo para não errar de novo (pelo menos naquilo). Nem pode perder a chance de pegar o telefone e ligar para alguém só para dizer: “oi, tudo bem?”

Não deve perder a chance de mudar seu comportamento antes que o seu comportamento faça você não estar mais aqui para poder mudar. Não perca a chance de viver a sua vida por você e não pelo que você acha que os outros estão pensando.

Não pode perder a chance de trabalhar menos e ver seus filhos crescerem, porque quando eles já tiverem grandes vai ser tarde demais, nem perder a chance de passar filtro solar fator 30 em um dia lindo de sol.

Não deve perder a chance de estar com seus amigos verdadeiros, pois eles sabem e lembram mais da sua vida que você mesmo. Não deve perder a chance de acordar 40 minutos antes todos os dias para pedalar, correr ou caminhar (ou qualquer outro esporte) que o seu corpo vai agradecer um dia. Mas pode perder a chance de comer duas fatias de bacon a mais no seu lanche.

Não pode, nem deve perder a chance de fazer algo em busca de seu objetivo. Independente de qual seja ou em quanto tempo planeja alcançá-lo. Nem perder a chance de estar no escritório no 22 andar em dia de simulação de abandono e descer 22 + 2 andares pela escada (acordar 40 minutos antes pode ajudar nisto)…

Ah, não deve perder também a chance de perguntar o caminho quando estiveres perdido. Geralmente gastamos mais tempo tentando achar o caminho sem ajuda e podemos perder o melhor da festa.

Não perca a chance de ser mais forte que as suas maiores desculpas, elas bloqueiam seu desenvolvimento pessoal e profissional.  Não perca a chance de pedir desconto, pois os vendedores podem perder a chance de lhe dar.

Em penúltimo lugar, não perca as chances de se permitir ser mais feliz, em ser menos exigente com os outros, menos estressado com o mundo, mais dedicado aos seus ideais e propósitos e ser mais você.

Não perca a chance de tentar. A primeira vez é sempre a última chance, disse um certo Renato Russo. E William Shakespeare disse também: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”

Pense nisto e mude seu destino.

CCC – Curta! Comente! Compartilhe!

Sobre BIZZETTO, Marco Aurelio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas, em suas competências e principalmente suas diferenças. É administrador de empresas, especialista em Psicologia Oganizacional e MBA em Gestão de Projetos pela POLI-USP. Professional e Executive Coach pela SBC.
Esta entrada foi publicada em CF Life, CF Melhoria Contínua, CF Pessoal, CF Produtividade. ligação permanente.